CAPA GUIA DE GESTÃO JPG.jpg

Sabe-se que o trabalho com histórias de vida permeia o trabalho mais amplo de um serviço de acolhimento e a relação dos adultos com cada acolhido. Deve estar contemplado no Projeto Político Pedagógico, nas ações e atitudes diárias. Quem trabalha na área sabe que crianças e adolescentes têm direito a conhecer, compreender, elaborar e opinar sobre seu passado, presente e futuro. No entanto, ainda é um desafio colocar em prática essa premissa. Muitas dúvidas e inseguranças ainda são comuns: o que significa trabalhar com histórias de vida? Como criar espaços de expressão para que bebês, crianças e adolescentes se apropriem e elaborem suas histórias?

O Guia

O Fazendo Minha História existe para apoiar esse processo de apropriação e elaboração. É uma metodologia aberta e sua replicação é possível através desta nova publicação e de outros materiais que podem ser encontrados no site do Instituto. O Guia de Gestão pretende ajudar serviços de acolhimento do Brasil afora a desenvolverem essa metodologia com autonomia e segurança. Nele coordenadores, técnicos e educadores encontrarão informações práticas e objetivas que apoiam a realização de diversas ações que permitem a bebês, crianças e adolescentes conhecerem e lidarem com suas histórias de vida!

Trabalhar com histórias de vida é uma prática garantida por Lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 100, estabelece o princípio da obrigatoriedade da informação e participação, esclarecendo que a criança e o adolescente, respeitado seu estágio de desenvolvimento, devem conhecer o motivo do acolhimento e como essa medida de proteção funciona no seu caso mais específico.

Dessa forma, o trabalho com histórias de vida permeia o trabalho mais amplo do serviço de acolhimento e a relação dos adultos com cada acolhido. Deve estar contemplado no Projeto Político Pedagógico, nas ações e nas atitudes diárias.

O Guia de Gestão pretende ajudar os serviços de acolhimento a desenvolverem o Fazendo Minha História com autonomia. Nele, coordenadores, técnicos e educadores encontrarão informações práticas e objetivas sobre o funcionamento dessa metodologia no dia a dia para que possam fazer uma gestão eficiente do trabalho proposto.

CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO