Oferece, gratuitamente, a crianças e adolescentes com vivência de acolhimento, psicoterapia individual e familiar.
A OPORTUNIDADE DE ESTABELECER COM O TERAPEUTA UM VÍNCULO SEGURO E ESTÁVEL AUXILIA A CRIANÇA OU O adolescentes A LIDAR COM SUA HISTÓRIA E A CRIAR PROJETOS FUTUROS.
Como acontece
Os psicoterapeutas do Com Tato são voluntários cuidadosamente selecionados por nossa equipe. Eles contam com aprimoramento constante, em supervisões clínicas com profissionais experientes e na troca de conhecimento entre os terapeutas do programa.
No Com Tato a parceria é firmada com o serviço de acolhimento, mas o compromisso do terapeuta é com o paciente, o que significa que a psicoterapia pode prosseguir caso a criança ou adolescente seja transferido de serviço, retorne para sua família ou seja adotado. A duração da psicoterapia não é preestabelecida, o terapeuta estará disponível pelo tempo que o paciente desejar e precisar.
Mesmo com ênfase no trabalho clínico, os psicoterapeutas do Com Tato atuam inseridos no sistema de garantia de direitos à criança e ao adolescente, cultivando uma relação estreita com técnicos dos serviços de acolhimento, das varas da infância e da juventude e com as famílias.
Critérios para ser terapeuta do com tato
Ser formado em psicologia, COM cRP VÁLIDO
Ter consultório para realizar os atendimentos NA CIDADE DE SÃO PAULO
Estar disponível para atender 2 crianças, adolescentes OU FAMÍLIAS voluntariamente
Passar por uma seleção
Apresentar os documentos: curriculum vitae, foto 3x4 e xerox do CRP
A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
A ameaça ou a violação de direitos fundamentais de crianças e adolescentes podem levar à necessidade de acolhimento. Para alguns, lidar com o sofrimento gerado pelo afastamento da família produz um adoecimento que exige um acompanhamento psicológico. Entre estes, observam-se sintomas que incluem baixa auto-estima, alterações de sono ou de apetite, doenças psicossomáticas, depressão, dificuldades de aprendizagem, uso abusivo de drogas e, principalmente, dificuldades de construir novos vínculos afetivos, fundamentais para a constituição de um sujeito autônomo, saudável. Muitas vezes, crianças e adolescentes com vivências de rupturas de vínculos significativos podem perder a possibilidade de sonhar e de construir um projeto de futuro. Um processo psicoterapêutico bem conduzido, com um profissional qualificado, pelo tempo que for necessário, ajuda a conhecer, questionar e dar um novo significado às próprias histórias.
voluntariado com tato
Coordenação
Ana Raquel Ribeiro
anaraquel@fazendohistoria.org.br
Kate Delfini Santos
kate.delfini@fazendohistoria.org.br