Fazendo
minha história
Atividades
Brincadeiras
Páginas do álbum
Uso dos livros
outros programas
GRUPO NÓS
APADRINHAMENTO AFETIVO
FORMAÇÃO
COM TATO
FAMÍLIAs ACOLHEDOras
ACOLHIMENTO EM REDE
BRINCADEIRAS DE PÁTIO
Material
Nenhum
Vamos lá
"Rio Vermelho" - uma das crianças do grupo fica à frente das outras que estão encostadas numa parede/portão/muro. Estas falam em voz alta: "Queremos atravessar o Rio Vermelho!". Aquela que está à frente responde: "Só com uma condição!".
Todos: "Qual é?".
"Só quem estiver de .... (sandália ou óculos ou bolsinha ou for mais alto que eu ou tiver cabelo preto... e por aí vai, cada hora uma condição).
As crianças que tiverem a tal condição podem passar para o outro lado devagar sem a necessidade de escapar daquela criança que estava à frente. As outras precisam correr para o outro lado e tentar escapar daquela pegadora. Quem a pegadora capturar, falará a condição da vez e recomeça tudo de novo.
Sugestão: realizá-lo com grupos pequenos no início para compreenderem as regras (principalmente com os pequenos).
Após o jogo, dependendo da idade, podem convidar as crianças a desenhar a maneira de jogar (a partir de 4/5 anos) e/ou conversar sobre as brincadeiras que mais gostam; àquelas que menos gostam; explorar o que faz aquela criança em questão, gostar ou não de uma brincadeira, etc.
Sabe por quê?
Simplesmente porque brincar é bom!!!
ESTÁTUA
MatEriais
Rádio, música.
Vamos lá
Brincar de ficar estátua, combinar com as crianças alguns tema como "alegria, bruxa, paixão, medo" e tocar a música, enquanto toca a música dançar conforme o tema escolhido, quando a música parar todo mundo tem que ficar estátua e é eleita a estátua mais perfeita de acordo com o tema.
Sabe por que?
Fazer emoções ou "figuras" com o corpo a partir de um tema faz com que fique mais nítido e fácil de identificar alguns sentimentos e ações.
ESPELHO
MATERIAIS
No mínimo duas crianças
Vamos lá
Colocar duas crianças um de frente com que uma imite os movimentos da outra, algumas vezes mais devagar em outras vezes mais rápidas.
Sabe por que?
Cria uma aproximação e estimula a percepção das crianças.
JOGANDO COM AS CORES
Matérias
Cartolinas com círculos grandes coloridos, lista com posições especificando cada cor com uma parte do corpo.
Vamos lá
com a lista de posições do corpo falar item por item até que acabe uma posição completa ex: mão direita na bola roxa, pé esquerdo na bola amarela..., Quem cair ou não conseguir perde
Sabe por que?
Estimula a coordenação, a criatividade e a expressão corporal.
NÚVENS
Materiais
Nenhum.
Vamos lá
Ache um lugar gostoso para deitar no quintal. Talvez um edredom mais velhinho, embaixo de tudo... Deite-se com as crianças e vamos observar um pouco as nuvens. Vamos imagina-las como objetos voadores e tentar criar nelas vida!
Sabe por que?
Porque a imaginação da a oportunidade para os medos, os desejos, os monstros e outras coisas aparecerem. Além disso, se voltar a natureza é algo sempre muito simples, muito rico e muito gostoso