Projeto sobre Famílias Acolhedoras visa contribuir com a capacitação dos atores da rede socioassistencial e do Sistema de Justiça das regiões Norte e Nordeste do país

O projeto “Família Acolhedora – Uma Prioridade” tem como objetivo ampliar o acolhimento familiar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e prevê a capacitação de profissionais da rede socioassistencial destas regiões, a distribuição de materiais sobre o serviço de família acolhedora, e o acompanhamento das equipes de dois serviços de acolhimento familiar, sendo uma de cada região, para a execução qualificada desta modalidade de acolhimento. 

O serviço de Família Acolhedora é uma política pública para crianças e adolescentes separados de suas famílias por medida judicial. Nessa modalidade, famílias voluntárias, selecionadas e cadastradas recebem temporariamente uma criança e/ou adolescente em suas casas, até que essas possam retornar para suas famílias de origem ou, quando isso não é possível, até que sejam encaminhadas para adoção. Atualmente, chama atenção o fato de ainda existirem poucos serviços de acolhimento familiar no Brasil, somente 5% (Censo SUAS, 2018).

Colorido Hexagonal Mapa Mental.png

A primeira etapa do projeto consiste na formação de até 100 profissionais da rede socioassistencial e do sistema de justiça através de um curso online e gratuito sobre o serviço de Famílias Acolhedoras abordando seus princípios, metodologias e formas de implementação.

O curso terá duração total de 12 semanas (3 meses) e será disponibilizado através de plataforma virtual de fácil acesso, sendo composto por aulas semanais, ao vivo, via zoom e conteúdos complementares (textos, vídeos e atividades sobre o tema) disponíveis na plataforma.

Na segunda etapa do projeto serão selecionadas duas organizações participantes, uma de cada região, para serem apoiadas na implementação de um serviço de acolhimento familiar. Caso a organização já tenha o serviço implantado, o projeto acompanhará suas ações, apoiando e contribuindo com a formação da equipe. Essa etapa tem duração de 12 meses e será composta por supervisões online mensais.

Como participar?

Para participar do curso "Família Acolhedora: Uma Prioridade" é necessário ser profissional da rede socioassistencial e do sistema de justiça das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A seleção dos serviços que serão acompanhados será informada e realizada posteriormente ao curso.

O curso terá início no dia 29 de setembro e as aulas acontecerão às terças-feiras, das 17hs às 19hs. As inscrições podem ser feitas através do link: bit.ly/cursoFamíliaAcolhedora.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: cursofa@fazendohistoria.org.br

Leia também: