atividades fazendo
minha história
A VERDADEIRA HISTÓRIA?
ÁRVORE GENEALÓGICA
CADA UM É UM
CASINHA FELIZ
DESCOBRINDO AS MINHAS MEDIDAS
É HORA DE...
HISTÓRIA ILUSTRADA
IMPRESSÃO DIGITAL
JAMAIS ESQUECEREI
MEDO, MEDINHO, MEDÃO
PEDRO E TINA: MELHORES AMIGOS
PESSOAS DA MINHA VIDA
PESSOINHA
QUEM É QUEM/FAMÍLIA
REPÓRTER POR UM DIA
SÃO TANTAS EMOÇÕES
VIAGEM NO TEMPO
CADA PESSOA TEM SEU JEITO DE SER
CARTEIRA DE IDENTIDADE
CONSTRUIR LEGENDAS PARA FOTOS
CRIADORES DE CALENDÁRIO
MÁSCARAS
PREFERÊNCIAS E EMOÇÕES
QUANDO EU CRESCER
SONHO
TRABALHO COM A IDENTIDADE
VOLTA AO MUNDO
ZOOM AO CONTRÁRIO
PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
A VISÃO ATRAVÉS DO OLHO DO INSETO
fazendo
minha história
ATIVIDADES
BRINCADEIRAS
PÁGINAS DO ÁLBUM
USO DOS LIVROS
outros programas
GRUPO NÓS
APADRINHAMENTO AFETIVO
FORMAÇÃO
COM TATO
FAMÍLIAs ACOLHEDORas
ACOLHIMENTO EM REDE
PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
I) Caretas
Material
Máquina fotográfica, livro da Coleção Toque e Sinta, canetinha
Vamos Lá
Tirar fotos das caras e caretas das crianças diante das diferentes sensações que o livro traz. E registrar, no álbum, o que a criança fez a cada sensação. Por exemplo, se gostou de sentir o pelo macio do leão, se estranhou passar a mão na pele áspera do lagarto, etc. Talvez, esta seja uma boa oportunidade de envolver os educadores, buscando saber com eles de situações nas quais os bebês fazem caretas ou parecem sentir prazer.
Por quê?
O bebê ou a criança pequena não conhece o mundo ao seu redor, cabendo, portanto, aos adultos, a apresentação dos diferentes elementos do mesmo. Com essa atividade, a criança pode, em um primeiro momento, perceber as diversas sensações trazidas pelo livro. Para, em um segundo momento, poder classificá-las e categorizá-las.
II) Porquinho faz...
Material
Um dos seguintes livros: Porquinho faz uma cabana, Porquinho desenha, Porquinho sabe dançar (da Coleção Porquinho); máquina fotográfica e canetinha.
Vamos Lá
Após a leitura do livro, tirar fotos do bebê (ou da criança pequena) fazendo algumas das coisas que já aprendeu, como por exemplo, as brincadeiras que sabe e gosta de realizar: empilhar blocos, empurrar cadeiras e andadores, prestar atenção ao móbile, brincar com o chocalho...
Por quê?
Desde pequenininhos os bebês têm suas preferências. Se elas não forem registradas, como saberão as crianças, quando crescerem, se eram espoletas ou quietinhas, se preferiam às bolas aos carrinhos, etc
III) Minhas Primeiras Palavras
Material
Qualquer livro com poucas palavras e fartas e interessantes ilustrações
Sugestões
“Gato”, “Coleção Ninoca”, Coleção Bolinha”; canetinha.
Vamos Lá
A partir da leitura do livro, registrar quais foram as palavras emitidas pela criança ou quais foram as tentativas feitas por ela. Novamente, os educadores da casa podem ter informações importantes a respeito das primeiras falas e pronuncias da criança!
Por quê?
O livro é uma ferramenta importante para a estimulação do desenvolvimento da linguagem verbal das crianças pequenas.
IV) Minha Música Preferida
Material
Livro “Quem canta seus males espanta”; rádio com CD player; papel sulfite; canetinha; giz de cera.
Vamos Lá
Escolher uma das músicas para iniciar o encontro do Fazendo História e outra para encerrá-lo, criando, assim, um ritual de início e término do encontro. Registrar no álbum essas músicas e a função que tinham nos encontros com a criança e/ou o bebê.
Por quê?
Os rituais marcam concretamente a passagem do tempo para as crianças pequenas e os bebês, organizando-os no tempo. A criação de rituais constitui-se, assim, numa importante ferramenta nos encontros com as crianças.
V) O dia-a- dia
Material
Livro “Olívia”; canetinha.
Vamos Lá
Descrever em voz alta a rotina da criança ou do bebê: horário de acordar; tomar café, almoçar, jantar; brincar; tomar banho...
Por quê?
Principalmente no caso dos bebês, a rotina é de suma importância para os mesmos, uma vez que, ao marcar o tempo concretamente, garante segurança e estabilidade para eles. É interessante ressaltar o fato da rotina ser construída em conjunto pelos profissionais da casa, bem como pelo bebê. Por exemplo, enquanto um determinado bebê dormirá tranqüilamente durante a maior parte da noite, outro trocará o dia pela noite. Os educadores da casa são de fundamental importância para o sucesso desta atividade. Envolva-os e aproveite!