Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Instituto Fazendo História participou do III Congresso Internacional de Acolhimento Familiar que aconteceu em Curitiba. O Congresso reuniu pessoas de todo o Brasil, profissionais e estudiosos interessados no tema do acolhimento familiar. Entre os palestrantes internacionais estavam os pesquisadores que coordenaram o "Programa de Intervenção Precoce de Bucareste", conhecido como "Órfãos da Romênia", considerado o maior e mais aprofundado estudo mundial sobre as consequências da institucionalização na primeira infância. Foram dias intensos de aprendizados, trocas e afetos!

O IFH coordenou uma das oficinas do Congresso, sobre o tema: O trabalho com histórias de vida nos serviços de acolhimento. Além de abordar os princípios do trabalho com historias de vida, sua relevância e a metodologia de registro do Fazendo Minha História, falamos de como trabalhar nos diferentes contextos de acolhimento, tanto no institucional como no familiar. Trazendo também contribuições sobre nossa prática executando o Serviço de Famílias Acolhedoras em São Paulo.

A oficina contou com a rica contribuição do Aconchego, organização de Brasilia que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento. E também desenvolve o serviço de famílias acolhedoras, o primeiro do DF.

Em maio deste ano, o IFH sistematizou e publicou um livro sobre programa de acolhimento familiar desenvolvido por nós: “Famílias Acolhedoras - Acolhendo a Primeira Infância”. O livro foi pensado com o objetivo de compartilhar os fundamentos e procedimentos do Instituto Fazendo História quanto à execução de seu Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, contribuindo para sua implementação e gestão qualificada em todo o país.