Apadrinhe financeiramente um jovem e o seu futuro!

Apadrinhe financeiramente um jovem e o seu futuro!

Você sabia que 3 de dezembro é o Dia de Doar?

Um grande movimento para promover a cultura de doação, tornando o país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.

O Instituto Fazendo História convida você a se conectar conosco e conhecer o apadrinhamento financeiro. É simples e transformador :)

“MAS... ADOLESCÊNCIA NÃO É TUDO IGUAL?”: Recortes étnico-racial, de  gênero e a (não)linearidade das adolescências

“MAS... ADOLESCÊNCIA NÃO É TUDO IGUAL?”: Recortes étnico-racial, de gênero e a (não)linearidade das adolescências

A pergunta contida no título dessa seção foi uma das indagações mais ouvidas durante o processo de investigação que deu origem a esta dissertação. Durante dois anos, não foram raros os momentos em que, ao apresentar a pesquisa em eventos científicos ou fora deles, ouvíamos questões como: “Por que estudar vivências afetivo-sexuais somente de adolescentes negras?”; “Afeto não tem cor!”; “Adolescência é adolescência, independente da cor”.

Adoção Compartilhada: pelo direito à família e ao vínculo entre irmãos

Adoção Compartilhada: pelo direito à família e ao vínculo entre irmãos

A adoção compartilhada surge como uma tentativa das Varas da Infância e da Juventude (VIJ) para enfrentar tal situação. Nessa estratégia, oferece-se a possibilidade de diferentes famílias adotarem separadamente irmãos, inclusive os mais velhos, com o compromisso de manter o vínculo e a convivência entre eles. Dessa forma, espera-se que as famílias sejam reconhecidas em suas limitações para o número de filhos e, ao mesmo tempo, garantam o direito à convivência entre irmãos.

Regras e limites nos serviços de acolhimento

Regras e limites nos serviços de acolhimento

Se para qualquer pai ou mãe às vezes é difícil estabelecer limites esse desafio é talvez ainda maior em serviços de acolhimento. Além de acolher um número maior (de 10 a 20 crianças, dependendo do serviço), muitas vezes as crianças e adolescentes expressam em seus comportamentos suas histórias vividas. Além da ruptura vivida pelo acolhimento em si, frequentemente passaram por situações de violência, abuso ou negligência.

O papel do educador nos serviços de acolhimento

O papel do educador nos serviços de acolhimento

Desde que os serviços de acolhimento deixaram de ser orfanatos, cujo trabalho não existia uma preocupação com a formação integral da criança, o dia-a-dia nessas instituições busca ser o mais parecido possível com o de uma família. E essa nova visão sobre a acolhida de crianças e adolescentes levou logicamente a uma mudança sobre o papel de quem cuida deles. Assim, todo adulto que trabalha com essas crianças é muito mais do que um funcionário, um monitor ou simples instrutor, como já foram chamados. Todos eles são educadores, no sentido mais amplo do termo.

Apadrinhamento Afetivo: mitos e verdades

Apadrinhamento Afetivo: mitos e verdades

Para aquelas crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento e têm poucas chances de voltar para casa, ou mesmo de serem adotadas, o apadrinhamento afetivo é uma forma de facilitar a construção de vínculos com pessoas da comunidade que se comprometem a ser seus padrinhos afetivos. Mas, afinal, qual a função de um padrinho ou madrinha?

Instituto Fazendo História se posiciona contra as mudanças no Conanda

Instituto Fazendo História se posiciona contra as mudanças no Conanda

Desde quinta-feira, dia 5 de setembro, o Instituto Fazendo História se manifesta de forma pública e indignada com a notícia de que o Conanda teve seu funcionamento alterado, inviabilizando seu processo democrático e técnico, conforme publicou o Diário Oficial da União daquele dia.

Quem sou eu? A importância da nossa história

Quem sou eu? A importância da nossa história

O ser humano está em uma busca incessante por sua história. A investigação acerca das origens se faz presente desde a mais tenra idade. De onde eu vim? Como nasci? Quem é a minha família, quem são as pessoas a quem estou ligado? Para onde irei? Com quem me pareço? Qual é a minha história e a história dos meus ascendentes? Todos nós temos uma história.

A menor ilha do mundo

A menor ilha do mundo

Era uma vez a menor ilha do mundo. Embora fosse pequena e não possuísse cavernas, densas florestas, profundos vales ou ardilosas grutas, recebia muitas visitas e celebrações.