Sabemos que a troca de experiências nos dá a oportunidade de aprender com realidades diferentes. Possibilita novas visões se criem, baseadas no que já vivemos. Dessa forma, um acontecimento que te deixou triste ou magoado, um problema que considerava sem solução, pode passar a ser visto com mais leveza, depois de ouvir as experiências de alguém que viveu algo parecido. A troca nos oferece a possibilidade de nos sentir apoiados e mais fortes.

Acolher crianças e adolescentes é um grande desafio, quando ser famílias acolhedora é algo quase desconhecido na sociedade, a troca entre os pares é fundamental. Esse acolher se mostra ainda mais complexo em tempos de pandemia e isolamento social, como promover trocas afetivas nesse período? Como estar juntos mesmo separados?

Diante disso, no dia 08/06, decidimos promover um encontro entre grupos diferentes de famílias acolhedoras, e convidamos o Serviço de Acolhimento Familiar do município de Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) para participar da nossa reunião com as famílias. Em Sapucaia do Sul, o serviço é executado diretamente pelo poder público e o acolhimento é previsto para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Uma estrutura diferente da nossa, aqui no IFH, nós acolhemos bebês e crianças pequenas de 0 a 6 anos, e somos uma organização da sociedade civil que possui uma parceria com a prefeitura de São Paulo para a execução do Serviço.  


Familias Acolhedoras.png

Esse encontro foi nomeado como “Intercâmbio entre famílias”, todos tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências com os acolhidos, destacando os fatos mais marcantes de suas trajetórias como famílias acolhedoras. As histórias e vivências de um, podem auxiliar e muito uma família a entender melhor o seu acolhimento, ouvindo diferentes estratégias para abordar situações parecidas.

A troca de experiências nos mostra o poder que temos quando nos unimos.

Leia também: